• Português
  • English
  • Español
  • Por que contratar uma transportadora com monitoramento e rastreamento de frota?

    blog

    Quando uma empresa precisa de mais eficiência em seu setor logístico para alavancar o negócio, é necessário inserir novas tecnologias. A partir de um planejamento organizacional efetivo e de uma implementação de novas soluções, é possível reduzir custos e aumentar a produtividade. Uma das soluções é a contratação de uma empresa de transporte que possui monitoramento e rastreamento de frota.

    O que são monitoramento e rastreamento de frota?

    Para compreender a necessidade de contratar uma transportadora com monitoramento e rastreamento, é preciso, primeiramente, entender exatamente o que você está contratando.

    Monitoramento

    O monitoramento de frota ou de um veículo tem a finalidade de fazer o acompanhamento do trajeto que está sendo realizado pelos motoristas. Com essa tecnologia, é possível saber se houve mudanças de rota durante o percurso e se tiveram imprevistos para fazer a entrega de mercadorias.

    A partir dessas informações, há mais chances de calcular o tempo previsto para a entrega e reduzir as possibilidades de atraso.

    Outra vantagem do monitoramento é a possibilidade de obter um maior controle sobre a jornada de trabalho dos motoristas, o que facilita reconhecer a necessidade de descanso ou até mesmo calcular o pagamento.

    Além disso, ele proporciona aos clientes mais segurança por ter conhecimento de que há um acompanhamento em tempo real do trajeto.

    O monitoramento de frota ocorre por meio da utilização de dados de um Sistema de Posicionamento Global (GPS) a partir de uma transmissão via satélite.

    Rastreamento

    O rastreamento é um sistema que proporciona informações mais detalhadas, fazendo registros e análise de ocorrências durante o trajeto.

    A partir dele, é possível fazer o registro de local, o tempo de paradas ocorridas e até quais pontos estão com congestionamento.

    O sistema também analisa a possibilidade de problemas mecânicos do veículo e identifica quais tipos de veículos devem transitar em vias específicas.

    Com esse sistema, é possível obter dados durante todo o percurso para reduzir chances de problemas futuros, diminuindo o tempo e os custos.

    O rastreamento garante que o veículo ou a frota esteja sendo observada 24h e em qualquer momento, reduzindo chances de perda ou furto de cargas.

    O setor logístico em alguns casos já consideram em seu budget anual uma perda por sinistros, o rastreamento da carga, permite que este risco seja mitigado, pois a qualquer desvio de rota ou parada que não está detalhada na viagem, o sistema emite alerta, o carro pode ser bloqueado.

    7 motivos para contratar uma transportadora com monitoramento de frota

    Com o monitoramento e rastreamento de frota, há diversas vantagens que uma empresa pode garantir, como:

    • Redução de custos;
    • Garantia de um monitoramento em tempo real;
    • Mais segurança para motoristas e mercadorias;
    • Definição de melhores estratégias para uma operação logística;
    • Transmissão mais segurança para os clientes e confiança;
    • Aumento da produtividade;
    • Mais lucro.

    Como escolher a transportadora?

    Para encontrar a transportadora certa, é preciso verificar a sua reputação no nicho de mercado em que está inserida e buscar referências.

    Deve-se analisar as condições da frota da transportadora, levando em consideração a conservação dos veículos, a manutenção e se são automóveis novos.

    É importante ressaltar a necessidade do uso de novas tecnologias para melhorar o processo logístico do negócio.

    Os colaboradores da transportadora também devem estar com o treinamento em dia e bem preparados para exercerem suas funções.

    Para entender mais sobre empresas de transporte, navegue pelo nosso site ou entre em contato!