01-01 02-02 03-03 04-04
EnglishPortugueseSpanish

Os grandes desafios enfrentados pelas empresas e pelas transportadoras de cargas acabam fazendo com que surjam novas tecnologias.

Essas tecnologias estão voltadas à melhora dos veículos das frotas que realizam os transportes, mas também ajudam a manter a segurança.

Veículos, motoristas e frotas estão constantemente ameaçados pela falta de segurança e infraestrutura das estradas.

Com isso, uma solução se mostra interessante: o monitoramento logístico em tempo real. Você já ouviu falar sobre essa inovação?

Continue a leitura e veja como funciona esse tipo de central e quais são os seus principais benefícios. Acompanhe!

O que é uma central de monitoramento logístico?

Uma central de monitoramento logístico em tempo real é a ligação que une os motoristas e os controladores das transportadoras.

Enquanto o motorista está encaminhando o veículo e a carga para o local de destino, os controladores verificam se tudo está funcionando bem.

Isso tudo é feito por meio da tecnologia, que permite que os veículos da frota sejam equipados com equipamentos como o GPS, por exemplo.

Principais funções desse tipo de central

A principal função das centrais de monitoramento logístico é o auxílio ao motorista. Essa ajuda acontece em tempo real.

Isso permite que os motoristas recebam alertas e fiquem prevenidos quanto a qualquer tipo de imprevisto que possa ocorrer.

Além disso, as centrais ajudam a mensurar o tempo que cada atividade de transporte vai levar, podendo, assim, informar os clientes com mais agilidade.

Esse aspecto também facilita o planejamento e permite que o motorista, a carga e o veículo fiquem muito mais seguros.

Outro ponto importante é que, com a central, a transportadora pode verificar o tempo que o veículo fica parado, o tempo de trânsito, entre outros.

Por fim, é interessante mencionar que uma das funções das centrais de monitoramento é ajudar no controle de cargas sensíveis.

Alguns tipos de produtos necessitam estar em condições específicas para poderem circular. 

Por meio da central, é possível até mesmo saber a temperatura dentro dos baús de armazenamento.

Maiores benefícios em monitorar as cargas em tempo real

Como dito no tópico anterior, existem muitas funções em uma central de monitoramento de cargas.

Você sabe quais benefícios as atividades dessa central trazem para os clientes de uma transportadora? Acompanhe a seguir.

Custos reduzidos

Os valores investidos pelos clientes para realizar os transportes são muito reduzidos quando a transportadora oferece esse tipo de monitoramento.

Isso acontece uma vez que os imprevistos são minimizados, de modo que os motoristas sabem de antemão se há trânsito, acidentes, entre outros.

Segurança

A segurança também é aumentada com o monitoramento em tempo real. Os roubos de cargas são minimizados porque a central fica a par de todo o trajeto.

Agilidade

Por fim, um dos maiores benefícios desse tipo central é que ela consegue planejar as rotas em tempo real, fazendo com que elas sejam mais rápidas.

A importância de contar com uma transportadora especializada

É muito importante contar com uma transportadora especialista em distribuição urbana e que realiza entregas em diversos campos da cadeia logística.

Além disso, é primordial, para todos os aspectos logísticos, que a empresa conte com uma transportadora que faça o monitoramento em tempo real.

Esse é o caso da Fadel Transportes e Logística. Saiba mais sobre a empresa no próximo tópico.

A atuação da Fadel Transportes e Logística

A Fadel Transportes e Logística atua como uma transportadora completa em todas as etapas da logística de transporte de cargas.

A empresa oferece diferenciais muito interessantes, como o monitoramento logístico, sua experiência de 20 anos e a qualificação de seus profissionais.

Entre em contato para saber mais sobre todos os serviços oferecidos pela Fadel Transportes e Logística.

Leia também: Vantagens da gestão logística em tempo real