01-01 02-02 03-03 04-04
EnglishPortugueseSpanish

A gestão logística consiste na administração de todo processo que torna possível a produção e a disponibilização de um produto até o cliente final.

Já a gestão logística em tempo real consiste em agregar a esse processo tecnologias capazes de integrar todas essas informações em tempo real.

Vale destacar que, apesar das tecnologias possibilitarem processos mais eficientes, não basta apenas adotá-las para que isso ocorra.

Sendo assim, é necessário que haja uma boa gestão dos processos logísticos para garantir que o investimento em tecnologia valha a pena. 

Isso porque um processo complementa o outro. Ou seja, de nada adianta contar com um sistema em tempo real se não houver planejamento prévio.

Assim como de nada adianta planejar todos os processos se não houver infraestrutura que possibilite otimizá-los. 

Desse modo, veja de forma mais detalhada quais são as vantagens da gestão logística em tempo real. Boa leitura!

As principais vantagens da gestão logística em tempo real

1. Precisão das informações

Uma das principais vantagens da gestão logística em tempo real é obter maior precisão das informações sobre a performance dos processos da cadeia de suprimentos. 

Nesse sentido, é possível obter de forma mais exata a previsão e o status de entrega das cargas.

Além disso, o sistema possibilita que os administradores possam monitorar os momentos de parada para descanso e alimentação do motorista.

Também é possível verificar a realização de horas extras, paradas não programadas e desvios de rotas de forma mais precisa.

2. Redução de custos

A redução de custos ocorre principalmente por dois motivos: 

O primeiro consiste na roteirização das entregas, que possibilita que o melhor trajeto em tempo real seja traçado.

Isso garante que as melhores estradas sejam escolhidas, proporcionando menos danos aos meios de transporte e menos tráfego.

Além disso, a roteirização também permite que os trajetos mais rápidos e econômicos sejam selecionados.

O segundo motivo consiste na facilidade de solucionar problemas vinculados à devolução em tempo real. 

O sistema também efetua uma avaliação e reconhece as razões que levaram à devolução, o que garante o aperfeiçoamento das futuras entregas. 

Desse modo, a gestão logística pode melhorar os processos da empresa, que acaba lucrando com a maior satisfação dos clientes.

3. Otimização do tempo de entrega

Além de garantir a redução de custos, a gestão logística em tempo real oportuniza a otimização do tempo de entrega de mercadorias e matérias primas. 

Isso ocorre por causa da roteirização em tempo real e do auxílio que tal recurso tecnológico garante para o melhor planejamento do processo logístico.

4. Mais transparência, controle e segurança

A gestão logística em tempo real também possibilita mais transparência nas informações, controle e segurança no transporte.

Isso beneficia tanto a empresa quanto os clientes.

5. Satisfação do cliente

Por fim, vale destacar que todas essas vantagens proporcionadas pela gestão logística em tempo real garantem uma maior satisfação dos clientes.

Eles podem acompanhar em tempo real o status da entrega e receber seus pedidos dentro do prazo – ou até mesmo antes.

Onde encontrar serviço de transporte com gestão logística em tempo real?

A Fadel Transportes opera em distintas atividades da cadeia de abastecimento e de logística, tais como transferências de produtos e operações casadas.

Além disso, a transportadora presta serviços de movimentação interna de mercadorias, carregamento e descarregamento de caminhões e montagem de cargas.

Por fim, vale destacar que a Fadel Transportes é especialista em distribuição urbana. 

Nesse sentido, caso você necessite de uma empresa para confiar a gestão logística de suas mercadorias, entre em contato!