Mês de novembro tem Black Friday, logo depois começam as promoções antecipadas de Natal. Para quem trabalha com varejo, é hora de planejar a logística para o final de ano.

Empresas que se antecipam têm mais chances de evitar imprevistos em função da grande movimentação de vendas, além de terem mais vantagens na hora de fazer reserva de carros ou negociar fretes.

Para auxiliar a organização da logística para o final de ano, separamos algumas dicas importantes para que o cliente não fique sem produto ou falte mercadorias nos centros de distribuição. Confira! 

Planeje com antecedência

Entender qual seu fluxo de processos da industrialização, ou compra de mercadoria até a entrega final do produto, determina com qual antecedência você tem que atuar em cada fase deste processo.

Entender quais parcerias precisam ser previstas com antecedência é essencial para evitar imprevistos.

Prepare o estoque

Procure dimensionar corretamente o estoque necessário, dado o aumento da demanda com as vendas de fim de ano, mas sem, com isso, acabar com  produto parado. Analisar as informações e tendências é essencial. Compare vendas de anos anteriores e veja qual a taxa de crescimento do ano atual para provisionar suas vendas.

Antecipe com seu transportador a demanda do período

Avisar seu ao seu transportador o crescimento da demanda no período faz com que ele priorize suas transações no planejamento das entregas. 

Neste período do ano, é comum as transportadoras estarem “apertadas” para recebimento de novas coletas e entregas. 

Se antecipar só trará benefícios para você e comprometimento por parte do parceiro. 

Atenção ao ponto de venda

Caso você trabalhe com pontos físicos de venda, redobre a atenção. Em tempos de demanda elevada, é recomendável que o nível de ruptura seja baixo. Reponha o produto nas gôndolas assim que eles terminarem.

Ofereça prazo de entrega real

Não prometa datas impossíveis. Decepcionar o cliente é pedir para ele não comprar mais. Tenha um parceiro de logística confiável, com informação em tempo real, em quem você possa confiar.

Ofereça atendimento diferenciado

Caso aconteça algum imprevisto em relação à mercadoria ou à entrega, entre em contato com seu cliente final, informe-o sobre o imprevisto, estabeleça uma comunicação direta e, dependendo do caso, considere oferecer algum cupom de desconto ou vantagem que compense o inconveniente.

Todos estamos suscetíveis a problemas, mas sua postura diante deles pode fazer toda a diferença.

Busque melhorias

Uma logística bem planejada garante vantagem competitiva. Aproveite a experiência para criar processos mais ágeis para a operação logística no contexto aquecido do mercado. Analisar cada ponto de aperfeiçoamento e melhoria é fundamental. Neste sentido, é importante contar com a tecnologia e mitigar os processos manuais, como planilhas e cadernos.

Conte com a Fadel para planejar a logística de final de ano da sua empresa!

Além da experiência reconhecida, eficiência e segurança, contamos com a mais moderna tecnologia.

Cada etapa da armazenagem e distribuição da carga pode ser acompanhada em tempo real, por meio de suportes tecnológicos de última geração. A tecnologia também te ajuda na elaboração de um planejamento assertivo. Na Fadel, temos as mais modernas ferramentas tecnológicas, que suprem os clientes de informações estratégicas para a tomada de decisão.

Conheça a Fadel

Com uma frota moderna e segura, a Fadel Transportes está sempre preparada para oferecer soluções logísticas ideais para cada cliente.

A Fadel Transportes atua em diversas atividades da cadeia logística, tais como:

  • Transferência de produtos entre fábricas e centros de distribuição;
  • Operações casadas que envolvem mais de um cliente na transferência de seus produtos;
  • Movimentação interna de mercadorias que envolvem o carregamento e descarregamento de caminhões;
  • Montagem de cargas;
  • Distribuição urbana.

A Fadel Transportes é a melhor escolha para realizar o transporte rodoviário para sua empresa.

Entre em contato e conheça todas as condições e benefícios.