01-01 02-02 03-03 04-04
EnglishPortugueseSpanish

A logística integrada é uma estratégia para reduzir custos, obter maior controle das atividades, otimizar processos e aumentar a produtividade.

Ao aplicar o conceito de logística integrada no negócio, é possível alcançar maior vantagem competitiva no mercado, além de lucrar muito mais.

Para saber mais sobre a logística integrada e quais benefícios ela pode oferecer para seu negócio, confira o post a seguir!

Conceito de logística integrada

O conceito de logística surgiu durante as guerras, quando os soldados tinham que planejar a distribuição de armas, alimentos, roupas e outros itens. 

Mais tarde, o conceito de logística foi incorporado à administração de empresas a fim de aprimorar a gestão de fluxo de insumos e produtos.

No entanto, naquela época, a logística era dividida em dois momentos: a logística inbound e a logística outbound.

A logística inbound está relacionada ao planejamento e à execução de atividades relacionadas à entrada de insumos.

Sendo assim, é a etapa que envolve desde a escolha dos fornecedores até o acondicionamento das matérias-primas nos estoques.

Já a logística outbound diz respeito ao planejamento e execução de atividades relacionadas à saída de produtos acabados da empresa.

Desse modo, trata-se da etapa que envolve o acondicionamento dos produtos acabados e transporte de mercadorias até os clientes finais.

Ao aplicar o conceito de logística às empresas, os processos logísticos foram otimizados. 

Entretanto, era possível aprimorar ainda mais as atividades logísticas.

Isso seria possível a partir da integração da logística inbound e outbound.

Nesse sentido, o planejamento e a execução de atividades logísticas passaram a considerar essas duas etapas de forma interligada.

Principais vantagens da logística integrada

Uma das principais vantagens de aplicar a gestão logística integrada é a redução de custos.

Por exemplo, ao identificar a demanda do mercado sobre determinado produto, é possível gerenciar de forma mais eficiente a compra de insumos.

Assim, os gestores podem atuar a partir de dados mais precisos, reduzindo custos com a compra de mais insumos do que o necessário, por exemplo.

Além disso, ao realizar uma gestão mais eficiente das matérias-primas e produtos, evita-se que esses materiais percam a validade.

Vale destacar também que os estoques geram custos.

Nesse sentido, ao gerenciar de forma integrada as atividades logísticas, é possível diminuir gastos com a acomodação de insumos e produtos.

Isso porque a demanda da empresa por matérias-primas considerará a procura do mercado por seus produtos. 

Além de contribuir com a redução de custos, a logística integrada proporciona aos gestores um maior controle sobre as atividades.

É importante ressaltar ainda que, ao proporcionar mais agilidade aos processos logísticos, pode-se aumentar a produtividade na empresa.

Consequentemente, isso resultará em uma maior vantagem competitiva e lucratividade ao negócio.

Conheça a Fadel Transportes e Logística

A Fadel Transportes e Logística é uma empresa que atua há 20 anos no mercado.

Por conta disso, possui alta experiência no segmento e oferece diversas soluções aos seus clientes.

Dentre os serviços prestados, é possível citar o transporte rodoviário de cargas, a distribuição urbana de produtos e logística interna e expedição.

Além disso, toda a frota da Fadel é monitorada e rastreada a fim de se obter mais segurança e transparência nas entregas.

Vale destacar que a organização aplica o conceito de logística integrada em seus processos, de modo a oferecer o melhor custo-benefício aos clientes.

Portanto, se você está em busca de uma empresa especializada em logística e transporte de cargas, entre em contato com a Fadel!