• Português
  • English
  • Español
  • Como escolher a melhor empresa de transporte para o seu negócio?

    blog

    Quando você contrata uma empresa, você quer que seu produto ou mercadoria chegue em perfeito estado ao seu destino, que a qualidade e eficiência operacionais sejam impecáveis, que você não precise se preocupar com a qualidade do serviço contratado.

    Um dos critérios mais importantes a serem analisados é a experiência da empresa contratada e o desempenho no processo de transporte de mercadorias.

    A escolha adequada garante a satisfação do seu cliente e contribui para o sucesso do seu negócio! Saiba como escolher a transportadora certa para o seu negócio, nesta publicação!

    A importância de escolher a melhor transportadora

    Com um transporte de cargas organizado e estruturado, é possível garantir o prazo na entrega de mercadorias e a satisfação do seu cliente.

    Com uma transportadora de excelência, você diminui as chances de ocorrências de logística e aumenta a segurança das entregas e dos motoristas.

    Ter alguns cuidados diminui as chances de avarias, devoluções e sinistros, fatores que afetam diretamente o custo do frete.

    O que deve ser avaliado ao contratar uma empresa transportadora?

    Para decidir qual é a melhor empresa de transporte para o negócio, é preciso analisar os seguintes fatores:

    Custos

    O cálculo do frete é feito de acordo com cada transportadora, portanto, é preciso verificar qual é o modelo e forma desse serviço.

    Existem diferentes tipos de fretes: Fist Mile (primeiro trecho) , Middle Mile (transbordo) e Last Mile (Distribuição) podendo ainda ser por contratação lotação, fracionado ou dedicado e a empresa pode calcular o valor a partir de variáveis diferentes.

    Os fretes podem ser negociados em vários formatos, sendo os mais comuns: a tabela de frete peso que apresenta também o frete mínimo, frete lotação ou carro dedicado, tabela por peso e quilometragem.

    Algumas taxas precisam ser consideradas no custo do frete, as mais comuns são: Ad valorem, Gris, TDE, TRT e pedágio. A cobrança destas taxas estão incluídas e descritas em contrato ou no acordo da tabela de frete e dependem do tipo de negócio do contratante e de seu cliente.

    Não podemos esquecer que para negociação de transporte ainda incide o imposto do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal).

    Localidade de atendimento

    Cada empresa de transporte abrange áreas de atendimento específicas. Assim, é preciso verificar se a transportadora faz entregas na região em que você precisa realizar sua entrega.

    Restrições

    Algumas empresas possuem restrições de mercadorias a partir do seu tamanho, peso ou nível de fragilidade para transporte.

    Algumas também têm um volume mínimo mensal. Verifique tudo isso antes de tomar sua decisão.

    Especificidade da carga

    Existem alguns produtos que para serem transportados, empresas transportadoras necessitam ter licenças especiais para a movimentação, a exemplo de produtos químicos, alimentícios, fármacos, cosméticos e líquidos inflamáveis e ainda carga viva.

    Alguns produtos para serem transportados necessitam de refrigeração controlada, tipo específico de carroceria ou ainda o auxílio de escolta armada.

    9 dicas para escolher a melhor transportadora para a sua empresa

    Para escolher a melhor transportadora para o seu negócio, além das questões técnicas, é preciso analisar outros pontos:

    • Referências e avaliações de outros clientes;
    • Comunicação: atendimento deve ser rápido e eficiente;
    • Inovação e tecnologia: inovações nas soluções logísticas podem reduzir custos e melhorar a qualidade de atendimento e entrega;
    • Certificação ou Licenças: garantem que a transportadora está seguindo padrões de qualidade para se tornar mais eficiente e que possuem autorização de órgãos específicos para transportar sua mercadoria;
    • Boa reputação no mercado de transportes;
    • Seguro de carga e monitoramento de frota;
    • Variedade de frota para atender necessidades diversificadas;
    • Carros conservados e com boa manutenção, garantido que não ocorra atrasos de entrega.
    • Equipe treinada em boas práticas de movimentação de mercadorias, diminuindo o risco de avarias e devoluções.

    Se você precisa de uma empresa de transporte especializada e com soluções logísticas de excelência para o seu negócio, entre em contato com a Fadel!