• Português
  • English
  • Español
  • Como a segurança no trânsito pode salvar vidas

    blog

    A segurança no trânsito pode salvar vidas e, por isso, deve ser sempre priorizada. Só em 2021, foram 878.208 acidentes de trânsito, de acordo com o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST).

    A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu os anos de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, com a meta de reduzir 50% de lesões e mortes no trânsito. Vamos apoiar a iniciativa e ajudar a tornar o trânsito mais seguro? Confira nossas dicas!

    Use sempre cinto de segurança

    Ainda hoje, algumas pessoas dispensam o uso quando vão andar poucos quarteirões. Não faça isso! Use sempre cinto de segurança.

    Apesar de não evitar necessariamente o acidente, ele ajuda a reduzir suas consequências, inclusive evitando o óbito de passageiros e motoristas.

    Se for dirigir, não beba

    Parece meio óbvio em pleno século XXI, mas uma das principais causas de acidentes é a embriaguez.

    A bebida alcoólica reduz o reflexo e pode colocar em risco não apenas o motorista que bebeu, mas também as pessoas em outros veículos e pedestres à sua volta.

    Não dirija com sono

    Além da embriaguez, o sono figura na lista de principais causas de acidentes. Muitas vezes, o motorista está tão cansado que acaba dormindo ao volante e perde o controle do veículo.

    Por esse motivo, quando se conduz um carro, é preciso estar descansado. Nesse sentido, é muito importante cumprir a lei de jornada de motoristas de caminhão para garantir a segurança do motorista, do veículo e da empresa.

    Mantenha uma distância adequada do veículo da frente

    Manter a distância adequada do veículo da frente também é uma ótima dica para prevenir acidentes e trazer mais segurança no trânsito.

    Não mexa no celular enquanto estiver dirigindo

    O celular atualmente é uma das maiores distrações do motorista e causas de acidentes.

    Chegou uma mensagem ou uma notificação? Aguarde o momento certo para usar o celular. Conferir suas mensagens e, até pior, respondê-las, além de causar a cobrança de multa e a adição de pontos da carteira, coloca a sua vida, e a das pessoas a sua volta, em risco.

    Fazer ligações e ouvir áudios também é perigoso para a segurança no trânsito, pois o motorista perde o foco auditivo e pode deixar de ouvir uma buzina ou outro som de alerta.

    Cuidado com os pedestres

    É sempre válido lembrar que os pedestres têm prioridade para concluir a travessia, mesmo se o semáforo liberar a passagem dos carros. Também é dele a preferência em locais onde existe a faixa sem sinal luminoso.

    Se você for o pedestre, atravesse sempre na faixa e sempre olhe para os dois lados. Quando ela não estiver disponível, procure por outros locais seguros para atravessar.

    Cuidado com os ciclistas

    Os condutores motorizados precisam ter cuidado com os ciclistas, mantendo uma distância mínima de 1,5m da bicicleta, além de não trafegar na ciclofaixa e respeitar as normas de circulação.

    Se você for ciclista, use capacete e ilumine a bicicleta com luzes piscantes, brancas na frente e vermelhas atrás, como nos carros. Não ande na contramão, pois os pedestres e os condutores normalmente olham para o lado de onde os carros vêm.

    Cuidado com os motociclistas

    Quem está de carro precisa sempre tomar o cuidado de usar a seta e olhar no retrovisor antes de fazer qualquer manobra, além de prestar atenção nos pontos cegos. Isso evita acidentes e dor de cabeça.

    Se você for motociclista, use sempre capacete e siga as mesmas leis de trânsito dos outros veículos, sempre se mantendo visível, evitando os pontos cegos e mantendo os faróis ligados dia e noite.

    Segurança na Fadel

    Aqui na Fadel levamos muito a sério a segurança no trânsito.

    Temos uma política própria de capacitação e treinamento de motoristas e agregados que tem como prioridade a questão da segurança.

    Segurança é um compromisso da nossa empresa e responsabilidade de todos.

    Soluções Fadel Transportes

    A Fadel Transportes tem diversas soluções com implementação de tecnologia para melhorar o atendimento, como:

    • Logística interna e expedição, com processos integrados e equipamentos de qualidade com um atendimento especializado em cross docking e picking;
    • Transporte Autônomo de Cargas (TAC), que garante treinamento a partir da gestão de transportadores autônomos;
    • Torre de controle, que fornece um serviço de monitoramento e rastreamento de frotas para ampliar a segurança e melhorar o planejamento logístico.

    Com uma frota moderna e segura, a Fadel está sempre preparada para realizar o transporte de produtos e insumos em grande escala atendendo as necessidades específicas de cada cliente. Temos o compromisso de entregar uma alta produtividade na cadeia de suprimentos, visando sempre a responsabilidade e segurança.

    Nossa frota de veículos de transporte rodoviário passa por inspeções regulares e nossas equipes são monitoradas por meio de tecnologia embarcada de controle de jornada e fadiga.Para saber mais sobre as nossas soluções, navegue pelo nosso site ou entre em contato conosco!