• Português
  • English
  • Español
  • Caminhões elétricos: Fadel incorpora em sua frota no Paraguai

    blog

    O impacto do setor de transporte para a sustentabilidade e a emissão de poluentes são preocupações crescentes em todas as áreas de atividade. A Fadel e a Cervepar, cientes de sua responsabilidade, inovam incorporando caminhões elétricos na frota do Paraguai.

    O que é um caminhão elétrico?

    O caminhão elétrico tem um motor elétrico ao invés do motor a combustão a que estamos acostumados.

    A potência do motor é gerada por baterias. Esse caminhão diminui custos de operação (não é preciso abastecimento) e, como não há queima de combustível, evita emissão de poluentes.

    Menor impacto ambiental

    O primeiro caminhão elétrico fabricado no Brasil foi lançado em 2021 pela Volkswagen. Durante a fase de testes, a fábrica estimou que mais de 34 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas em mais de 45 mil quilômetros rodados. Além disso, mais de 10 mil litros de diesel deixaram de ser gastos nessa maratona.

    A incorporação de caminhões 100% elétricos para a distribuição de produtos permite reduzir o impacto ambiental, com a redução do consumo de combustíveis fósseis e consequente emissão de gases poluentes.

    Menos barulho

    Outra grande vantagem dos caminhões elétricos é que eles podem abastecer o comércio 24 horas por dia, o que é uma grande vantagem em regiões metropolitanas.

    O caminhão elétrico pode trafegar normalmente em bairros mais residenciais sem incomodar os moradores porque o motor é bem menos barulhento que o modelo a diesel.

    Caso as cidades brasileiras adotem medidas de restrição de circulação de veículos nos centros urbanos, como já acontece em países europeus, os elétricos serão os únicos a poderem rodar nas áreas com maior concentração de pessoas.

    Fadel no Paraguai

    Nosso cliente, a empresa Cervepar, com sede em Assunção, optou pelos veículos 100% elétricos para distribuição de seus produtos.

    Tiago Araujo, Diretor de Logística da Cervepar, destacou que a aquisição dos caminhões fez parte do plano de transformação logística da empresa que incorporou a tecnologia como forma de alcançar maior eficiência, menor impacto ambiental e maior segurança.

    “Um caminhão elétrico nos permitiu economizar a emissão de 1,1 tonelada de CO2 só em 2022. São veículos muito eficientes e seu consumo de energia é até 15 vezes menor que um a diesel. Esses veículos também apresentam maior eficiência nos custos de manutenção, pois podem ter uma redução de custo de até 20% em relação a um veículo padrão”, destacou Araújo.

    “Acreditamos firmemente que, à medida que a sociedade aderir a esta mudança gradual para a mobilidade elétrica, promovida por empresas do setor, postos de serviço e estado, em pouco tempo teremos um potencial crescimento de postos de carregamento para estes veículos”. ele adicionou.

    Em junho de 2022, o primeiro caminhão elétrico foi incorporado à frota do nosso cliente Cervepar, no Paraguai. E, em outubro, estivemos no evento de inauguração do segundo veículo elétrico, cujo projeto tivemos o privilégio de fazer parte, representados pelo gerente regional de operações Arles Petersen.

    Este é o primeiro caminhão elétrico desenvolvido na América Latina.

    Ficamos felizes em fazer parte de mais esse passo em busca de um processo de logística sustentável.

    Conheça a Fadel

    Com uma frota moderna e segura, a Fadel Transportes está sempre preparada para oferecer soluções logísticas ideais para cada cliente.

    A Fadel Transportes atua em diversas atividades da cadeia logística, tais como:

    • Transferência de produtos entre fábricas e centros de distribuição;
    • Operações casadas que envolvem mais de um cliente na transferência de seus produtos;
    • Movimentação interna de mercadorias que envolvem o carregamento e descarregamento de caminhões;
    • Montagem de cargas;
    • Distribuição urbana.

    A Fadel Transportes é a melhor escolha para realizar o transporte rodoviário para sua empresa.

    Entre em contato e conheça todas as condições e benefícios.