• Português
  • English
  • Español
  • 7 dicas para melhorar a distribuição de produtos

    blog

    Sua vendas cresceram, a quantidade de clientes atendidos aumentou e sua meta era expandir sua distribuição para outras regiões? Agora precisa melhorar a distribuição dos seus produtos?

    Confira nossas 7 dicas para ampliar e otimizar sua distribuição!

    Para obter uma distribuição eficiente de mercadorias, é necessário verificar algumas informações e processos que facilitem nesta estratégia.

    Dicas para uma distribuição com qualidade

    1. Gestão de entregas eficiente

    Com uma gestão de entregas eficiente, é possível fazer uma análise de prazos e verificar a quantidade de pessoas na equipe e adequar processos.

    Ter uma boa adequação de carros para atender necessidades específicas de clientes, e adequar o tamanho da frota para obter uma boa otimização entre capacidade e eficiência de entrega.

    Contar com monitoramento em tempo real dos veículos e estudo de soluções para reduzir os custos e aumentar a produtividade da frota.

    É necessária a aplicação de um sistema organizacional eficiente na empresa, para que a distribuição de mercadorias seja feita corretamente.

    2. KPIs

    Um ponto importante e que é imprescindível para obter uma distribuição de produtos eficaz é o processo de avaliação de processos.

    O Key Performance Indicator (KPI) é um ótimo método para avaliar o desempenho e a performance de cada setor da empresa.

    Os indicadores de processos servem para trazer indícios se as metas propostas pela Gestão estão sendo cumpridas, se os índices de qualidade de entrega e performance estão dentro de um padrão ideal e onde existem os pontos de melhorias.

    Cada departamento do setor logístico estabelece quais são os melhores indicadores a serem implementados em sua área e o período de monitoramento, podendo ter indicadores diários, semanais, mensais e anuais.

    As avaliações de clientes também fazem parte da análise de dados, para garantir melhorias nos processos.

    Com base nos KPIs, é possível analisar a qualidade de cada serviço, por meio de dados que apresentam, o que está bom e o que deve ser melhorado.

    Há KPIs específicos para a logística, como o On Time In Full (OTIF), que abrange um monitoramento de entregas de acordo com o prazo.

    Além do horário e da data de entrega, com OTIF é possível analisar a qualidade da entrega e verificar se a mercadoria está sendo entregue em conformidade.

    3. Integração de áreas

    Com a integração de áreas, é possível obter mais informações sobre os processos e, consequentemente, melhorias na distribuição de produtos.

    A logística integrada consegue tornar a gestão mais estratégica por ferramentas que otimizam esse processo.

    4. Roteiros e mapas de entrega

    Como parte de um bom planejamento eficiente, fazer a roteirização das entregas e realizar o monitoramento é essencial para um bom desempenho de entregas.

    Uma empresa de transporte com roteiro e mapas consegue ampliar os processos, reduzir erros de rotas e reduzir custos desnecessários.

    5. Gestão inteligente do estoque

    Pela gestão inteligente de estoque, é possível garantir que a quantidade adequada de produtos seja estocada, sem acarretar em excesso ou falta.

    Além da definição de quantidade, é possível definir a forma que deve ser armazenada, o período de compra e o local do estoque.

    Com a gestão inteligente, outras questões são verificadas:

    • Redução de fornecimento de insumos para os produtos;
    • Qualidade dos produtos;
    • Disponibilidade de produtos adequada, sem exceder ou faltar;
    • Capacidade de prever a quantidade de demanda.

    6. Parcerias

    Com fornecedores bem colocados no mercado e confiáveis, é possível aperfeiçoar a distribuição de produtos.

    É necessário, portanto, fortalecer a parceria com os fornecedores que possuem qualidade em seus serviços.

    Criar uma proximidade com o parceiro, realizando negociações pessoalmente, ser transparente e possuir um posicionamento profissional é essencial.

    7. Terceirizar processos

    Uma ótima solução para reduzir custos e estabelecer ações mais profissionais em alguns setores é a terceirização de processos.

    Com empresas terceirizadas, é possível obter serviços profissionais e estratégicos, aumentando a produtividade e simplificando processos.

    Curtiram nossas dicas? Para entender mais a respeito de logística, acesse nosso blog e, se preferir, entre em contato com a Fadel Transporte e Logística!